6 Comentários

Mês dos fantasmas

Minha comunicação com outras brasileiras aqui em Taipei se faz, na grande maioria das vezes, através de posts num grupo que criamos no facebook.

Na semana passada, convidei todas para irmos à praia, através do facebook, como faço habitualmente. Me chamou a atenção que uma das participantes, taiwanesa mas que viveu no Brasil por muito tempo, respondeu que não iria à praia no “Mês dos Fantasmas”. Pensei comigo, tradição e religião cada um tem as suas.

Hoje, quando estávamos na piscina em nosso prédio, um morador fez o mesmo comentário e lembrei-me de ter visto nas ruas várias oferendas com comida, incenso, inclusive na entrada do nosso prédio. A curiosidade aumentou e resolvi pesquisar na internet.

Tá aí o que descobri:

O sétimo mês do calendário lunar é considerado o “Mês Chinês dos Fantasmas”. Em 2012 será de 17 de agosto a 15 de setembro.No primeiro dia do mês, as portas do inferno são abertas para permitir que fantasmas e espíritos tenham acesso ao mundo dos vivos. Os espíritos passam o mês visitando as famílias, festas e escolhendo suas vítimas. Há três dias importantes durante o Ghost Month. No primeiro dia do mês, os antepassados ​​são honrados com oferendas de comida, incenso, e dinheiro fantasma (dinheiro de papel que é queimado para que os espíritos possam usá-lo). Tais oferendas são feitas em altares improvisados ​​nas calçadas fora da casa. Quase tão importante quanto honrar seus antepassados, é fazer ofertas aos fantasmas sem famílias para evitar qualquer dano. Esse é o mês mais perigoso do ano pois espíritos malignos estão à espreita para capturar almas e é por isso que as pessoas desistem de fazer atividades como passeios à noite, viajar, mudar de casa, ou iniciar um novo negócio. Muitas pessoas evitam a natação uma vez que há muitos espíritos da água, que podem tentar afogá-lo. No 15º dia realiza-se o Hungry Ghost Festival, que é o dia em que os espíritos estão “à toda” e é importante lhes oferecer um banquete suntuoso, para agradá-los e para trazer sorte para a família. Taoístas e budistas realizam cerimônias neste dia para aliviar os sofrimentos do falecido. Em alguns países da Ásia Oriental de hoje, performances ao vivo são realizadas e todos estão convidados a participar. A primeira linha de bancos estão sempre vazios, pois é onde os fantasmas sentar. Os shows são sempre colocar à noite e com volumes altos como o som é acreditado para atrair e agradar os fantasmas. Alguns shows incluem ópera chinesa, dramas, e em algumas áreas, até mesmo shows burlescos. O último dia do mês é quando os portões do céu e do inferno se fecham novamente. Os cantos de sacerdotes taoístas informam aos espíritos que é hora de voltar.

O Ghost Month em Taiwan

Tradicionalmente, acredita-se que fantasmas assombram a ilha de Taiwan, no sétimo mês lunar inteiro, quando o Ghost Festival é realizado. O 1º dia do mês é marcado pela abertura do portão de um templo, simbolizando as portas do inferno. No 12º  dia, as lâmpadas do altar-mor são acesas. No 13º, uma procissão de lanternas é realizada. No 14º, um desfile é realizado para a liberação lanternas de água. Incenso e alimentos são oferecidos aos espíritos para evitar que visitem casas e dinheiro de papel espírito é queimado também como uma oferenda.

Na verdade, pelo que entendi, no Ghost Month os espíritos são liberados do inferno para que suas famílias consigam acalmá-los e para que tenham uma chance de sair do plano inferior para o plano superior. Mas é claro que existem os espíritos maus que se aproveitam da situação para fazer suas vítimas, aproveitarem-se daqueles que estão com problemas ou que são fracos de espírito.

Nossa família não é budista e nem taoísta mas, já que estamos aqui do outro lado do mundo, não custa acender um incenso e oferecer aos espíritos!

Ah! quase me esqueço, as oferendas são de alimentos e incenso porque dizem que os Hungry Ghosts são famintos porque são impedidos de alimentar-se com qualquer coisa sólida ou líquida e, só o cheiro do incenso e do alimento é suficiente para satisfazer sua vontade de alimentos.

Fonte:

http://www.hong-kong-traveller.com/hong-kong-festivals-events-august.html

http://mandarin.about.com/od/festivals/a/ghost_month.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Ghost_Festival

http://www.go2taiwan.net/monthly_selection.php?sqno=14

About these ads

6 comentários em “Mês dos fantasmas

  1. a cultura chinesa e linda, adoro essas tradiçoes, espero um dia poder visitar o pais durante o ghost month

  2. Boa tarde Narion,

    Estou a viver em Macau por poucos dias e achei aqui na tua escrita todas as respostas que procurava.
    A cultura chinesa é fantástica.
    MUITO OBRIGADO!!!!!
    Abraço.
    Glover Barreto.

  3. Não sabia que estavas na China. Tu não para Hem!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 752 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: